HomeCursoTrilhas e Habilitações

Trilhas e Habilitações

O curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais possui duas áreas de concentração: Sistemas Multimídia e Mídias Digitais. Nos três primeiros semestres do curso, todos os alunos cursarão o mesmo conjunto de disciplinas obrigatórias. Essas disciplinas têm o objetivo de oferecer aos graduandos uma sólida formação teórica e prática que lhes permita a compreensão dos elementos fundantes das áreas de Sistemas Multimídia e Mídias Digitais em suas principais dimensões.

No quarto e quinto semestres, o aluno poderá definir uma área de concentração, a partir da escolha das disciplinas eletivas mais relacionadas com a área de interesse, ou optar por cursar disciplinas de ambas as áreas de concentração. Através delas, a estrutura curricular do curso foi organizada de forma a conduzir o aluno a fazer pelo menos uma disciplina que não pertença a sua área de concentração escolhida a fim de diversificar os saberes e garantir a integração entre as áreas. A tabela a seguir mostra as disciplinas eletivas de cada área de concentração.

A partir do quinto semestre o aluno poderá escolher um itinerário formativo, que é um conjunto de disciplinas optativas que compõem a organização da sua formação em uma área específica, como jogos digitais, animação gráfica ou sistemas web. Caso o aluno opte por não escolher um itinerário formativo específico, o mesmo poderá cursar disciplinas optativas de diferentes itinerários, tendo uma formação mais generalista. A figura a seguir representa a ideia dos itinerários formativos. Para auxiliar o aluno na definição de qual itinerário formativo ele seguirá, será formado um Grupo de Professores Tutores (GPT). Este grupo conterá representantes de cada um dos itinerários formativos existentes e realizará apresentações e reuniões para mostrar com detalhes as características de cada uma das suas respectivas especificidades.

Critérios de abertura e manutenção, especificações, alterações e remoções de itinerários formativos serão discutidos e aprovados em reuniões do colegiado do curso. É importante ressaltar que os itinerários formativos do curso de Sistemas e Mídias Digitais atualmente estão em formação.

Além das disciplinas do itinerário formativo, o aluno também cursará outras obrigatórias e comuns às duas áreas de concentração. Assim, objetiva-se fomentar e desenvolver oportunidades para que os alunos, independentemente da área escolhida, possam novamente desenvolver atividades em conjunto, procurando agregar e aperfeiçoar os conhecimentos que vêm desenvolvendo em suas respectivas áreas.

 

A tabela abaixo apresenta as trilhas atuais existentes no SMD:

 

 

Semest.

Sistemas Multimídia

Mentor: Prof. Emanuel Coutinho

Design Digital Interativo

Mentor: Profa. Ticianne Darin

Audiovisual

Mentor: Profa. Geórgia Pereira

     

Engenharia de Software

Banco de Dados I

Programação Orientada a Objetos

Computação Física

Instalações Multimídia

Laboratório de Criatividade

Linguagem Audiovisual

Laboratório de Criatividade

Programação para Web I
Programação para Dispositivos Móveis
Sistemas Distribuídos

Interação Humano-Computador II

Concepção de Cenários e Personagens

Produção Audiovisual

Edição Audiovisual

Programação para Web II
Computação Móvel e Ubíqua

Teoria e Crítica do Design

Design Emocional

Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes

Sistemas Embarcados

Experimentos em Tipografia Digital

Tópicos Especiais em Design de Interfaces Gráficas

 Videografismo

Educomunicação

Outras

Computação Física

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Design de Som

Análise de Desempenho 

Instalações multimídia
Laboratorio de Programação
Linguagem de Programação Script
Teste de Software Aplicado
Frameworks de Softwares
Laboratorio de Criatividade

Redação para Mídias Digitais

Design Computacional I

Pesquisa em Design

Design de Informação

História da Tipografia