HomeCursoTrilhas e Habilitações

Trilhas e Habilitações

O curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais possui duas áreas de concentração: Sistemas Multimídia e Mídias Digitais. Nos três primeiros semestres do curso, todos os alunos cursarão o mesmo conjunto de disciplinas obrigatórias. Essas disciplinas têm o objetivo de oferecer aos graduandos uma sólida formação teórica e prática que lhes permita a compreensão dos elementos fundantes das áreas de Sistemas Multimídia e Mídias Digitais em suas principais dimensões.

No quarto e quinto semestres, o aluno poderá definir uma área de concentração, a partir da escolha das disciplinas eletivas mais relacionadas com a área de interesse, ou optar por cursar disciplinas de ambas as áreas de concentração. Através delas, a estrutura curricular do curso foi organizada de forma a conduzir o aluno a fazer pelo menos uma disciplina que não pertença a sua área de concentração escolhida a fim de diversificar os saberes e garantir a integração entre as áreas. A tabela a seguir mostra as disciplinas eletivas de cada área de concentração.

A partir do quinto semestre o aluno poderá escolher um itinerário formativo, que é um conjunto de disciplinas optativas que compõem a organização da sua formação em uma área específica, como jogos digitais, animação gráfica ou sistemas web. Caso o aluno opte por não escolher um itinerário formativo específico, o mesmo poderá cursar disciplinas optativas de diferentes itinerários, tendo uma formação mais generalista. A figura a seguir representa a ideia dos itinerários formativos. Para auxiliar o aluno na definição de qual itinerário formativo ele seguirá, será formado um Grupo de Professores Tutores (GPT). Este grupo conterá representantes de cada um dos itinerários formativos existentes e realizará apresentações e reuniões para mostrar com detalhes as características de cada uma das suas respectivas especificidades.

Critérios de abertura e manutenção, especificações, alterações e remoções de itinerários formativos serão discutidos e aprovados em reuniões do colegiado do curso. É importante ressaltar que os itinerários formativos do curso de Sistemas e Mídias Digitais atualmente estão em formação.

Além das disciplinas do itinerário formativo, o aluno também cursará outras obrigatórias e comuns às duas áreas de concentração. Assim, objetiva-se fomentar e desenvolver oportunidades para que os alunos, independentemente da área escolhida, possam novamente desenvolver atividades em conjunto, procurando agregar e aperfeiçoar os conhecimentos que vêm desenvolvendo em suas respectivas áreas.

A tabela abaixo apresenta as trilhas atuais existentes no SMD:

Semest.

Sistemas Multimídia