Ambientes Virtuais de Aprendizagem

SOLAR

O SOLAR é um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pelo Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. Ele é orientado ao professor e ao aluno, possibilitando a publicação de cursos e a interação com os mesmos. O SOLAR foi desenvolvido potencializando o aprendizado a partir da relação com a própria interface gráfica do ambiente, sendo desenvolvido para que o usuário tenha rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com Navegadores. Aqui, o interagente se sente seguro a explorar os espaços disponibilizados. O ambiente é apoiado numa filosofia de interação e não de controle.

SIGAA

O SIGAA é um sistema administrativo utilizado por integrantes da comunidade acadêmica da UFC (discentes, egressos, técnicos-administrativos e docentes) que tenham efetuado cadastro no SI3. Ele informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensinos médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. Assim como o Sipac, também disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação, tanto institucional, quanto do docente.

SÓCRATES

O SÓCRATES é um ambiente colaborativo baseado na Web, desenvolvido pelo HUMANAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada), que possibilita a criação de projetos e comunidades de aprendizagem de modo a contribuir para a melhoria da formação e prática pedagógica cotidiana dos professores e pesquisadores. Tem como objetivos disponibilizar aos professores o uso de ferramentas Web para elaboração de projetos pedagógicos e criação de comunidades de aprendizagem, objetivando favorecer a interação e a colaboração entre eles. O ambiente possibilita a aproximação, a troca e o intercâmbio de experiências via Internet, constituindo-se num espaço de crescimento pessoal e profissional. Estão contemplados neste ambiente, projetos pedagógicos já concluídos ou em elaboração que resultem num produto final compartilhado nas comunidades.