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Bolsas e Projetos

Célula de Design e Multimidia

A Célula de Design e Multimídia é um espaço para reunir os alunos do Curso de Bacharelado de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará no estudo de conceitos, técnicas e procedimentos relacionados ao estudo e desenvolvimento de produtos multimídia, uma temática intrinsecamente relacionada ao campo de estudo do curso. Os alunos terão a oportunidade de realizar atividades práticas em laboratórios estudando inclusive programas específicos voltados a execução de projetos de multimídia e design, além de desenvolver estudos para compor portfólio da célula, ajudar a elaborar materiais didáticos, realizar projetos para festivais ou concursos entre diversas outras possibilidades. Dessa forma, incentivamos o aluno a desejar aprimorar o seu conhecimento nos assuntos estudados no curso, uma vez que o próprio pode observar de forma palpável a aplicabilidade dos conceitos estudados. O conceito da célula visa também incentivar pesquisas na área de multimídia realizando projetos experimentais e, por consequência, o estudo e busca de diferentes técnicas e procedimentos metodológicos visando futura documentação e a promoção de artigos científicos e desenvolver perfil pesquisador nos alunos.

 

IGREJOTA

O Incrível Grupo de Estudos em Jogos de Tabuleiro tem como objetivo estudar jogos analógicos (não-digitais): suas mecânicas, temas, e aplicações, tomando isso como exercícios de game-design, além de jogar vários jogos de tabuleiro e/ou cartas. As reuniões nas segundas-feiras são para jogar, a partir das 18:30, no ateliê do curso de Sistemas e Mídias Digitais, e às terças-feiras no mesmo horário para dedicação aos projetos e estudos do grupo.

 

Bolsas e auxílios para alunos da UFC

A Universidade Federal do Ceará possui diversos projetos e bolsas para alunos como incentivo à pesquisa e maior participação e contribuição para a vida acadêmica do bolsista e crescimento da Instituição. Cada projeto ou bolsa conta com especificaçõs próprias, objetivos próprios, deveres do bolsista e órgão responsável, para conferir quais são os tipos de bolsas e auxílios oferecidos pela UFC e saber mais informações sobre cada uma, consulte o link

 

Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica

A concepção desta modalidade de Bolsa está centrada na inserção do estudante-bolsista no mundo acadêmico e profissional qualquer que seja o curso no qual esteja matriculado. Portanto, todos os professores e servidores técnico-administrativos que estiverem responsáveis pelos estudantes bolsistas, necessariamente, precisam planejar suas atividades dentro desta configuração. O bolsista de iniciação acadêmica pode envolver-se em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas desde que contribuam para sua formação acadêmica, profissional e pessoal. As atividades devem ser compatíveis com o potencial de desempenho dos bolsistas, tendo em vista que são jovens iniciando um curso de graduação e, possivelmente, matriculados em cursos distintos das atividades acadêmicas e administrativas próprias do local de atuação. É importante ressaltar que os bolsistas selecionados para o Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica continuarão sendo classificados por critérios sócio-econômicos. Esta é a razão pela qual ocorre uma concentração de bolsistas oriundos de determinados cursos, enquanto há cursos cujos estudantes sequer solicitam bolsa. Sempre que for possível, a locação do estudante se dará em local vinculado ao curso a que pertence, de modo a favorecer também a sua formação profissional.

 

Programa de Ajuda de Custo para Eventos

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (PRAE/UFC) concede ajuda de custo aos estudantes dos cursos de graduação que desejam apresentar trabalhos em eventos de naturezas diversas, ou de eventos promovidos por entidades estudantis e grupos organizados de estudantes. Apóia o Diretório Central dos Estudantes (DCE), os Centres Acadêmicos (CA's) e as Associações Atléticas na participação em eventos do movimento estudantil e das atléticas, com representação de delegados e equipes de modalidades esportivas; também, apóia na promoção de eventos acadêmicos, políticos, culturais e esportivos locais. Objetiva assim, investir na socialização de informações e produção de novos conhecimentos, que venham aprimorar e enriquecer a formação acadêmica do nosso alunado e propiciar maior integração entre os estudantes.

 

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID faz parte das iniciativas do MEC, por meio da CAPES, cujo objetivo é a valorização dos cursos de Licenciatura, dentro da estrutura universitária. Ao mesmo tempo, aumentando a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente, em condições estimulantes, criativas e diversificadas, pretende estimular suas permanências na docência como carreira profissional, contribuindo, assim, para ajustar essas ofertas às demandas das nossas redes públicas, minimizando as carências de professores da educação básica.

 

Monitoria de Projetos de Graduação

Como parte da política de incentivo à graduação, a Pró-Reitoria de Graduação pretende com essa bolsa:

  • Reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC.
  • Contribuir para uma melhor ambientação do estudante nos primeiros semestres da graduação.
  • Aprimorar o processo de autoavaliação nos cursos de graduação da UFC.
  • Melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação.
  • Contribuir para o processo de formação do estudante de graduação.
  • Valorizar, academicamente, a contribuição do graduando em projetos.

A bolsa tem o valor mensal de R$ 400,00, com vigência de no máximo 10 (dez) meses, com carga horária de 12 horas semanais, nos turnos da manhã e/ou da tarde.

 

PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. TEM COMO OBJETIVOS: Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico cultural.

Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.