HomeCursoAtividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares constituem um conjunto de estratégias pedagógico- didáticas que permitem, no âmbito do currículo, a articulação entre teoria e prática e a complementação, por parte do estudante, dos saberes e habilidades necessárias à sua formação.

As atividades complementares do curso de Sistemas e Mídias Digitais são obrigatórias e consistem numa carga horário global equivalente a 320 horas, equivalente a 10% da carga horária total do curso e portanto sendo correspondente a 20 créditos, que devem ser cumpridas em atividades extra curriculares. Ao fim desta seção você encontrará dois documentos para download. O documento de Regras que explica toda a normatização e o processo de comprovação de atividades complementares. Assim como o documento de Dúvidas Frequentes, que é constantemente atualizado com as dúvidas pertinentes dos alunos em relação a este processo.

Objetivos

O Programa de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará - Instituto Universidade Virtual busca qualificar os alunos e desenvolver de forma complementar, nos futuros profissionais, competências muito procuradas pelo mercado, tais como perfil empreendedor, iniciativa, liderança, autoconhecimento, perseverança e habilidade em lidar com obstáculos, mudanças e transformações, além de prestar serviços à comunidade. O programa possibilita que o aluno realize atividades práticas ligadas à profissão que escolheu, a partir do primeiro semestre do curso, criando um diferencial na formação universitária, oferecendo uma variedade de Atividades Complementares.

O que fazer?

Afim de capacitar o aluno de Sistemas e Mídias Digitais para as mais diversas atribuições profissionais que se fazem necessárias no exercício da profissão, regulamenta-se uma lista de 7 categorias que devem ser preenchidas de acordo com seu número mínimo de horas. As categorias com suas respectivas cargas horárias seguem abaixo:

• Atividades de iniciação à docência, à pesquisa e/ou à extensão: até 96 horas pelo conjunto de atividades;
  • Atividades artístico-culturais e esportivas: até 80 horas para o conjunto de atividades;
  • Atividades de participação e/ou organização de eventos: até 32 horas para o conjunto de atividades;
  • Experiências ligadas à formação profissional e/ou correlatas: até 64 horas para o conjunto de atividades;
  • Produção Técnica e/ou Científica: até 96 horas para o conjunto de atividades;
  • Vivências de gestão: até 48 horas para o conjunto de atividades;
  • Outras atividades: até 48 horas para o conjunto de atividades;

Como fazer?

Para integralizar a carga horária referente às atividades complementares, o aluno deverá apresentar ao coordenador do curso um requerimento e os comprovantes de atividades conforme a normatização da coordenação. O documento que informe a normatização encontra-se no final desta página para download.

Avaliação

A avaliação das atividades caberá à Comissão de Atividades Complementares e seu parecer será encaminhado à Coordenação do curso de acordo com as atribuições que se encontram no documento que se encontra para download no final desta sessão.

Responsabilidades

Dentro do processo de comprovação de atividades complementares tanto aluno, como coordenador, como a comissão de atividades complementares têm suas respectivas responsabilidades que se encontram descritas no documento para download no fim desta página.

+ Anexos

faq