Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho de conclusão proposto almejará o desenvolvimento, individual ou em grupo, de um produto multimídia integrado. Para o caso de desenvolvimento em grupo, cada discente deverá atuar no campo específico da sua respectiva área de concentração, contribuindo com seus conhecimentos adquiridos para a elaboração do produto. Também será possível que o trabalho de conclusão de curso seja no formato tradicional de uma monografia, sem a obrigatoriedade da elaboração de um produto.

Além disso, o trabalho de conclusão de curso constará também de uma produção técnico-científica referente a um determinado aspecto do produto desenvolvido. Esta produção poderá ser apresentada sob a forma de uma monografia, artigo científico ou de um relatório técnico a ser apresentado a uma banca de professores previamente definida em uma data específica.

A fim de se garantir a qualidade do trabalho de conclusão de curso, é importante salientar que especificamente no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, normalmente cursada no penúltimo semestre, deverá guiar a definição inicial deste produto, na forma de um projeto de desenvolvimento, ou na definição inicial da monografia, na forma de um projeto de pesquisa. As normas e as formas de acompanhamento dos trabalhos de conclusão de curso estão especificadas em documento anexo.

• É necessário que os alunos agendem suas defesas junto a coordenação do curso.
  • Os orientandos, em conjunto com seus orientadores devem selecionar os componentes das bancas. Pelo menos 2 professores devem ser do SMD
  • A defesa do TCC tem caráter público. Desse modo, é dever dos orientandos divulgar e enviar convites para que sua defesa seja vista por outros membros da universidade.

+ Anexos

temas