HomeNotíciasAlunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais são premiados na InfoBrasil 2014

Alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais são premiados na InfoBrasil 2014

Davi Gurgel, Joelma Peixoto, Everton de Azevedo e Caroline Maia, alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais receberam o prêmio de 1º lugar no concurso Novos Talentos VTI 2014 (http://www.infobrasil.inf.br/en/novos-talentos-vti), ocorrido na InfoBrasil  2014.

O projeto chamado de MARVIN (Mobile Autonomous Robot Vehicle for Indoor Navigation) é uma iniciativa do Centro de Produção II do Instituto UFC Virtual. Ele foi desenvolvido pelo Grupo de Computação Ubíqua e Robótica Educativa, sob a orientação do professor curso de Sistemas e Mídias Digitais  Wellington Sarmento e coordenação de Lisboa Coutinho. O prêmio 1º lugar Novos Talentos VTI 2014 foi para o aplicativo mobile para veículo robotizado focado no ensino de lógica de programação para crianças da educação básica. O aplicativo foi desenvolvido por Joelma Peixoto - SMD, com auxílio de Andrei Bosco, com desenho de interface de Carolina Maia, e o veículo robotizado foi projetado por Davi Gurgel , Everton de Azevedo e Yure Albuquerque aluno do IFCE (Mecatrônica Industrial). A aplicação se comunica com o veículo através de Bluetooth e, ao estabelecer a conexão, são enviados comandos para o carrinho para este executar ações de movimento, tudo isso através de uma interface simples e prática, permitindo uma fácil compreensão pelas crianças. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas as tecnologias PhoneGap, node.js e Android Developer Tools.

novostalentos2

Aluna Joelma Peixoto recebendo o prêmio na InfoBrasil

marvin

Tela de execução do aplicativo móvel