HomeNotíciasAlunos do SMD são finalistas e buscam tricampeonato em competição de IHC

Alunos do SMD são finalistas e buscam tricampeonato em competição de IHC

Com o projeto "Vou de ônibus ou de bike? Uma Avaliação da Experiência de Uso de Aplicativos de Apoio à Mobilidade Urbana", sobre as experiências dos usuários dos aplicativos Bicicletar e Meu ônibus em Fortaleza, os alunos Nayana Carneiro, Mateus Pinheiro, Valeska Mesquita, Bianca Melo e Jonas Forte, integrantes da Célula de Design e Multimídia coordenada pela professora Ticiane Darin, foram aprovados na primeira fase da Avaliação de Competição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC'16).Promovido desde 1998, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. Neste ano o tema abordado será “Cidades Inteligentes”.

A equipe irá para a cidade de São Paulo, SP, onde o evento ocorrerá entre os dias 4 a 7 de outubro, para apresentar o projeto no final na competição, esperando trazer o tricampeonato para o curso de Sistemas e Mídia Digitais, SMD. Ticianne Darin, a professora que orientou a equipe, diz que “é muito interessante ver como os alunos se envolvem - e o quanto se desenvolvem - ao participar do projeto da competição. Como professora, é uma experiência motivadora oferecer para eles um primeiro contato com a pesquisa e também oferecer uma ocasião de aplicarem muitos dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas”.

Nayana Carneiro, uma das alunas da equipe, comenta sobre como foi participar do projeto: “A realização da pesquisa demandou grande esforço e dedicação, todo o trabalho é recompensado quando percebemos os resultados gerados. A competição e a possibilidade de apresentar a pesquisa em um evento de projeção nacional, como o IHC, com certeza nos motivou bastante, mas ver que seu trabalho tem o potencial de melhorar produtos que ajudam as pessoas em sua rotina é algo bem maior. Por isso, pretendemos enviar os resultados para a Prefeitura de Fortaleza para que nossas descobertas se transformem em ganho efetivo para a população”.

Mateus Pinheiro, outro integrante de equipe, fala sobre como é integrar o projeto: “Participar da competição de IHC é sempre uma ótima experiência de engrandecimento acadêmico e pessoal. Mesmo estando participando pela terceira vez com a professora Ticianne Darin como orientadora, os desafios são sempre enormes. As equipes mudaram, mas a dedicação sempre esteve presente para manter os prazos e acompanhar o ritmo intenso devido ao prazo curto”. O aluno completa, afirmando que “umas das minhas maiores motivações para participar da competição foram as oportunidades de aplicar os conhecimentos obtidos na graduação além de, claro, estender meu currículo acadêmico. Depois de todo esse trabalho, estamos na torcida para que a gente consiga mais esse título para a Célula Multimídia”.

A Célula de Design e Multimídia funciona desde 2012 e é um espaço para reunir os alunos do SMD no estudo de conceitos, técnicas e procedimentos relacionados ao desenvolvimento de produtos multimídia. No total, mais de 20 alunos já contribuíram com a Célula, que atualmente conta com um grupo de 2 bolsistas e 4 voluntários. A professora Ticianne informa que na Célula “incentivamos o aluno a desejar aprimorar o seu conhecimento nos assuntos estudados no curso, entendendo sua aplicabilidade. Bem como pesquisar na área de multimídia realizando projetos experimentais e buscar por diferentes técnicas e procedimentos metodológicos visando desenvolver o perfil de pesquisador nos alunos”.

Texto por Karine Almeida