HomeNotíciasLançamento do aplicativo Cartilha do Idoso, o direito do idoso no seu bolso

Lançamento do aplicativo Cartilha do Idoso, o direito do idoso no seu bolso

O Brasil tem mais de 23 milhões de idosos (pessoas com mais de 60 anos), que representam mais de 12% da sua população, o que revela uma tendência de envelhecimento. O dia 01 de Outubro foi instituído pela ONU como o Dia Internacional do Idoso. Em 2016, estaremos celebrando a 26º edição deste dia e, para este ano, as Nações Unidas chamam a atenção e desafiam a sociedade a deixar de ter estereótipos negativos contra as pessoas mais velhas e contra o processo de envelhecimento.

A Universidade Federal do Ceará pretende contribuir para este desafio ao lançar um aplicativo chamado Cartilha do Idoso. Este aplicativo pretende ser um instrumento de cidadania, contribuindo para assegurar o direito dos idosos, disponibilizando o acesso rápido às leis por meio de um smartphone.

A cartilha tem como objetivo informar, em linguagem de fácil entendimento, os direitos dos idosos, além de indicar os locais de atendimento no caso de sua violação. É possível encontrar orientações sobre os benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada - BPC, esclarecimentos sobre os tipos de aposentadoria existentes, explicações sobre interdição e nomeação de curadores e suas consequências, sobre os riscos do crédito consignado e sobre a proibição de discriminação às pessoas idosas nos planos de saúde.

O aplicativo trará uma série de funcionalidades pensadas para que os próprios seniores sejam os usuários. Dessa forma, o foco principal foi a acessibilidade, em que pensou-se na facilidade de uso e em funções que trouxessem valor à vida das pessoas. Assim, o projeto permitirá um cálculo do tempo para aposentadoria, acesso rápido aos direitos do idoso através de uma busca e categorias, além de disponibilização das leis na íntegra.

A Cartilha do Idoso é fruto de uma parceria entre dois grupos de extensão da Universidade Federal, o primeiro foi o Prisma, Programa de Inclusão Social na Maturidade, responsável pelo estudo dos direitos dos idosos e pela reformulação do conteúdo em uma linguagem mais acessível, sob a coordenação do professor Dr. Felipe Braga Albuquerque. O segundo foi Formigra, Formação de Interfaces Gráficas, encarregado de todo o desenvolvimento do aplicativo. O projeto ainda contou com a parceria da Universidade Sem Fronteiras e com o apoio do Prof. Ricardo Timóteo, que há mais de 20 anos incentiva o uso das novas tecnologias pelos idosos.

O aplicativo esta disponível para smartphones com sistema operativo Android na Playstore des do dia 01 de Outubro e é gratuito, bastando procurar pelo nome Cartilha do Idoso e o encontrará em poucos segundos.

Projeto de Extensão Formigra (Formação de Interfaces Gráficas)

Coordenadora: Prof. Ms. Inga Freire Saboia (Sistemas e Mídias Digitais - UFC)

Gestão de projeto: Kathleen Porto (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) e João Pedro Estanislau (85 9935 8121)

(https://www.facebook.com/formigra/?fref=ts , O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )