HomeNotíciasCurso de Sistemas e Mídias Digitais recebe seu espaço oficial

Curso de Sistemas e Mídias Digitais recebe seu espaço oficial

No dia 30 de agosto de 2016, aconteceu a mudança dos professores, técnicos e alunos do Curso Sistemas e Mídias Digitais (SMD) para o novo Bloco Acadêmico do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual). Esse espaço era aguardado desde a criação do Instituto, sendo o primeiro a ser entregue, entre os três prédios que comporão as instalações definitivas do Instituto. O prédio possui uma área coberta total de 3.387 metros quadrados, dispostos em 3 pavimentos com elevadores e projeto de acessibilidade. Sua construção contou com investimentos de R$ 5,5 milhões.

Segundo o diretor do Instituto UFC Virtual, Mauro Pequeno, “com o novo bloco, os dois cursos – diurno e noturno – do SMD serão completamente abrigados em um único espaço, bem como todos os professores pertencentes ao Instituto, que agora passam a contar com gabinetes de trabalho, salas de reunião, salas de atendimento aos alunos. Temos, sobretudo, a proximidade entre professores e alunos, já que todos passam a conviver em um mesmo ambiente”.

Os alunos contam agora com maior conforto, com salas amplas e climatizadas, laboratórios com instalação elétrica adequada, móveis novos e mais apropriados para o uso nas diversas disciplinas do curso. Além de salas de estudo e de atendimento dos professores a seus alunos, há uma sala ampla para o Centro Acadêmico e laboratórios temáticos de pesquisa. Um novo laboratório de MacBooks, da Apple, será utilizado pelos professores para aprimorar práticas dos alunos que sejam mais indicadas a esses tipos de máquinas e de softwares, como a edição de imagens, por exemplo. A empresa Júnior Container Digital também irá ocupar uma sala no novo prédio em regime de co-working, ou seja, poderá dividir o espaço no futuro com outros projetos de empreendedorismo dos alunos do SMD.

Glaudiney Mendonça, coordenador do curso de Sistemas e Mídias Digitais diurno, enfatiza  alguns aspectos importantes dessa mudança: “O nosso espaço também permite que a gente  tenha uma prospecção maior para o futuro, no desenvolvimento de novos projetos, novos  grupos de estudo, novos trabalhos de pesquisa que o prédio vai dar condições para a gente  desenvolver”. As melhorias em infraestrutura e o conforto para a realização das diversas  atividades, propiciadas pelo novo espaço, também são atestadas pelo corpo discente da  unidade acadêmica. Rebeca Ariane, estudante de 21 anos, que cursa o 7º semestre do SMD  noturno, diz que “agora temos um bom espaço, sem salas lotadas, contamos com bons  equipamentos, o que influencia muito na qualidade das aulas”.

Entretanto, por outro lado, os estudantes apontam algumas carências no espaço. Segundo Victor Hugo Furtado, de 19 anos, estudante do 3º semestre do SMD noturno, “algo que a gente  ainda não tem aqui e é muito importante é uma área de convivência, um lugar confortável para  que os alunos se reúnam, sem falar na dificuldade de acesso ao prédio”. A resolução de alguns  desses problemas estão sendo encaminhadas, como o da dificuldade de acesso, pois está  previsto, ainda para este ano, a pavimentação da rua principal para o prédio.

Texto, fotos e vídeo por Maria Costa, Karine Almeida e Sara Stephane.