HomeNotíciasParticipação no SBGames aprimora a graduação em Sistemas e Mídias Digitais

Participação no SBGames aprimora a graduação em Sistemas e Mídias Digitais

O curso de Sistemas e Mídias Digitais, através de seus professores e alunos, tem um histórico de participação em eventos nacionais e internacionais que contribuem para o desenvolvimento acadêmico dos discentes, além de divulgar as áreas de mídias e tecnologias do curso. O SMD já participou de pelo menos três edições do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames) com vários trabalhos acadêmicos.

O SBGames é um evento acadêmico sobre jogos e entretenimento digital, áreas que constituem uma das trilhas formativas mais atrativas do SMD. É considerado o maior evento do gênero na América Latina, sendo realizado pela Sociedade Brasileira de Computação. Pesquisadores, estudantes e empresários voltados para a área de jogos digitais buscam no evento experiências e referências para o avanço de seus objetos de estudo e produtos em desenvolvimento.

O evento conta com as trilhas de Computação, Design e Indústria e Cultura, em que são apresentados artigos, pôsteres, painéis e palestras. Além de Festival de Jogos, Mostra de Arte, Tutoriais e Workshops de trabalhos de graduação.

O SMD tem realizado uma presença crescente com trabalhos no evento desde 2013, quando as produções acadêmicas dos discentes e docentes do curso passaram a ser aceitas para apresentação no evento. Durante as suas participações, professores e estudantes têm a oportunidade de expor seus trabalhos, discuti-los com a comunidade acadêmica e fortalecer a rede de contatos de pesquisa na área.

Um dos professores do curso, Artur de Oliveira, que é graduado em Sistemas e Mídias Digitais, possui diversas participações no evento, como aluno de graduação e como professor orientador. Artur relata que “também existe a questão do aprendizado do aluno nesse processo, não só referente ao trabalho dele, mas de conhecer outras áreas, trabalhos diferenciados”. O professor ainda acrescenta que “apesar do corpo docente bastante variado do SMD, nós professores não conseguimos apresentar todo o universo de pesquisas ligadas ao SMD. Então é interessante ter esse momento de se atualizar para saber o que está ocorrendo no país e no mundo através do SBGames”.

Na última edição do SBGames, que ocorreu em São Paulo este ano, o SMD participou com cinco trabalhos. O artigo, “Cyberspace CodeX: Um Jogo Sobre Tecnologia da Informação e Lógica de Programação", foi selecionado nas categorias “Jogos produzidos por estudantes” e “Artigo para workshop G2”. O trabalho foi desenvolvido pela equipe Finish, composta pelos estudantes Arisson Heltami, André Lucas, Emílio Thalles, Luan Frota, Thyago Bezerra e Yarick Ivens e coordenada pelo professor Glaudiney Moreira Mendonça Junior.

De acordo com os alunos participantes, o evento é útil para os discentes no quesito acadêmico, pois se pode ter contato com trabalhos produzidos no Brasil e no mundo, aumentando os horizontes dos alunos. Além disso, é possível visualizar como estão sendo desenvolvidos os trabalhos no Brasil, as novas teorias de aprimoramento na área de programação, novidades e soluções de problemas. Também é possível ter acesso à análise de pré-produção e pós-produção de jogos já lançados no mercado. Segundo o estudante Arisson Heltami, “em game design o evento foi ótimo, pudemos assimilar o que dava para fazer em um projeto olhando outros projetos apresentados”.

Entretanto, os alunos também relatam que, no que se refere à indústria de games, ainda há o que ser aperfeiçoado. O networking para mercado foi um ponto fraco no evento, porém o SBGames foi realizado paralelamente a outros eventos, como o Unite, o que tornou a experiência mais completa para os participantes.