HomeNotíciasSMD promove a segunda edição da Semana 0

SMD promove a segunda edição da Semana 0

Texto: Karine Almeida, Maria Costa e Sara Stephane.
Fotos: Carolina Parente.

De 13 a 17 de março de 2017, ocorreu no Bloco Acadêmico do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) a Semana 0 (Zero) do curso de Sistemas e Mídias Digitais, a primeira semana do semestre letivo para a recepção de novos alunos do curso. A Semana 0 SMD contou com oficinas, exposição de trabalhos e palestras para apresentar o curso, professores, projetos e alunos veteranos aos novos ingressantes. O evento foi criado para, além de dar as boas vindas aos novos alunos, integrá-los à rotina e aos assuntos do curso e apresentar a grande diversidade de áreas que o curso oferece, dando a oportunidade de terem uma perspectiva prática dos conteúdos que eles estudarão ao longo do curso e em que poderão se especializar com as trilhas formativas oferecidas.

Para os professores, a Semana 0 SMD é um momento importante para o planejamento do semestre, segundo o coordenador do curso noturno professor Edgar Marçal: “Com a Semana 0 conseguimos paralelamente ter um espaço para os calouros se integrarem com os veteranos e outras atividades, como também ter um espaço para nós planejarmos as atividades docentes. Essa semana permite que a gente consiga conhecer e conversar entre si e ver possibilidades de integração entre as disciplinas”. Assim, os professores têm um maior contato com o trabalho uns dos outros e articulam projetos em conjunto entre mais de uma disciplina, estimulando o caráter interdisciplinar do curso de Sistemas e Mídias Digitais, aprimorando a formação discente.

As oficinas da Semana 0 foram ministradas pelos alunos veteranos para apresentar um pouco do que o curso oferece, iniciando os novatos em algumas das principais atividades do primeiro semestre. Nessa perspectiva, as temáticas exploradas foram cuidadosamente pensadas no intuito de amenizar a falta de conhecimento de alguns alunos sobre as ferramentas que serão utilizadas ao longo do curso. O aluno Arison Heltami, um dos organizadores do evento, explica que “a Semana 0 foi pensada para introduzir os novos alunos em temas que eles irão ver mais pra frente no curso. É interessante que nós forneçamos uma base para os alunos para que isso facilite o desenvolvimento de um jogo no primeiro semestre”.

Houve também a exposição de trabalhos de alunos veteranos, a exemplo do jogo “Orbis Mystica”, desenvolvido pelos alunos Emília Fortes, Enéas Arrais, Guilherme Jucá, Guilherme Pedrosa, Michele Melo, membros da equipe Softarrow. A equipe utilizou a Semana 0 para testar e avaliar o projeto com o público. O estudante Guilherme Jucá avalia que “as expectativas foram bem atendidas, é muito gratificante ver que algo que você vem trabalhando há algum tempo traz divertimento”. Entre os trabalhos apresentados, diversos ensaios fotográficos foram exibidos, todos produzidos pelos alunos da disciplina de Fotografia, ofertada no curso.

A Semana 0 também contou com a Feira SMD para arrecadar recursos para a próxima edição do Media Week. A feira aconteceu todas as tardes durante quatro dias comercializando livros, HQs, revistas, chaveiros artesanais e roupas doados tanto por alunos quanto professores.

O evento ainda promoveu a primeira Game Jam SMD, que foi a última atividade da semana e que começou na sexta-feira à noite e terminou no domingo. Teve 32 inscritos, entre novatos e veteranos, que participaram das 48 horas de desenvolvimento de jogos. A Game Jam SMD proporcionou aos alunos a oportunidade de praticarem os conhecimentos das oficinas. Além de testarem ferramentas que utilizarão logo no primeiro semestre do curso. Todos os participantes foram premiados com jogos que eles escolheram.