HomeCursoEnade

Enade

 

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Por que os alunos do SMD não fazem Enade?

A lei Sinaes determina o seguinte:

Art. 5º A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade.

§ 1º O Enade aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

(Atualmente não existe diretriz curricular que contemple o SMD)

§ 11. A introdução do Enade, como um dos procedimentos de avaliação do SINAES, será efetuada gradativamente, cabendo ao Ministro de Estado da Educação determinar anualmente os cursos de graduação a cujos estudantes será aplicado.

Assim sendo, considerando esse parágrafo 11,entre os anos 2010 e 2011, por decisão do Ministério da Educação e por necessidade de otimização de recursos, mas considerando a amostragem, definiu que outro critério, além dos DCNs seria aplicar o Enade somente para os cursos com mais de 100 no Brasil  e até hoje não houve revogação dessa determinação do MEC.