HomeNotíciasProfessores da UFC lançam livro sobre Sistemas e Mídias Digitais

Professores da UFC lançam livro sobre Sistemas e Mídias Digitais

Texto e fotos: Marcelino Leal, Keviny Magalhães, Beatriz Ferreira

O que é o SMD? A pergunta que mais ecoa pelos corredores, salas e fóruns do curso de Sistemas e Mídias Digitais, da Universidade Federal do Ceará, ganha uma referência inédita que vai ajudar nas discussões e na busca por essa resposta. O livro “Sistemas e Mídias Digitais: uma introdução”, lançado na terça-feira (03), no auditório da ADUFC-Sindicato, reúne conceitos e exemplos que são trabalhados nas salas de aulas e fora delas por professores e alunos do curso.

Idealizada em 2015, a publicação disponibilizada somente em formato e-book, através da loja on-line Amazon, traz 20 capítulos escritos por professores e alunos de diferentes áreas do conhecimento do SMD. Os artigos abordam temas como jogos, educação e tecnologias, sistemas multimídia, cibercultura, design digital, modelagem 3D, banco de dados, desenho e ilustração, programação, animação digital, gestão de projetos, matemática aplicada, narrativas e mitologia. Para o professor Lincoln Mattos, um dos organizadores da obra, o “livro constitui um esforço simbólico do ponto de vista do caráter interdisciplinar que até hoje é discutido no SMD”.

O idealizador do livro e um dos coordenadores do curso Sistemas e Mídias Digitais, professor Edgar Marçal, ressalta a importância da publicação: “Tenho muito orgulho desse livro. Acho que reúne muito do que a gente faz. São mais de vinte colegas trabalhando em uma obra única. Com esse livro a gente vai ter várias referências para os alunos”. É exatamente isso que espera o estudante Marcelo Viana, que cursa o segundo semestre de SMD: "Com o lançamento do livro, terei a possibilidade de ter acesso a textos especificamente elaborados para cada disciplina. Com certeza encontrarei neles o conteúdo teórico de que necessitarei".

Outro aspecto importante dessa realização é destacado pela professora Fátima de Souza, que também participou da organização da obra. “O SMD vem para mostrar uma nova forma de trabalho não só dentro do próprio curso, mas dentro da universidade como um todo. Nesse livro a gente deixa claro que é possível se trabalhar com o colega e constatar a importância da disciplina que o colega está ministrando para a sua própria disciplina no processo de ensino", explica.

Além de servir como um guia para quem já está cursando SMD, a publicação também é uma importante referência para estudantes que ainda não ingressaram na UFC, como afirma o professor Gilvan Maia, responsável pelo capítulo que mostra a estrutura geral de um jogo digital: "Esse livro tem o potencial de contribuir muito para a visão de quem está fora do SMD, do que o aluno vai encontrar quando chegar aqui. Vai servir também para as disciplinas, mas acredito que tem papel fundamental para divulgar o curso perante a sociedade".

Para o vice-diretor do Instituto UFC Virtual, professor José Aires de Castro Filho, o livro vai contribuir para a consolidação do curso Sistemas e Mídias Digitais, que começou a funcionar em 2010 na UFC. “A gente não deve ser visto para se comparar com outras unidades que já tem 40, 50, 60 anos. Mas como uma unidade que quer fazer coisas novas e, neste sentido, um lançamento de um livro com esse caráter tem realmente esse papel", avalia.

Serviço: O livro “Sistemas e Mídias Digitais: uma introdução” (editora Pontes) está disponível em formato digital (e-book) para compra na loja da Amazon, e custa aproximadamente R$10,00. Clique aqui para acessar a página e adquirir a sua cópia do livro.

Foto - Professores autores do livro (a partir da esquerda): Fátima, Liandro, Emanuel, Gilvan, Mara, Glaudiney, Andrei, Gabriel, Georgia, Priscila, Lincoln, Edgar.