HomeNotíciasEx-aluno do SMD atua como artista de efeitos visuais em produção internacional na Inglaterra

Em 2014 um aluno do SMD partiu em viagem para viver o que seria uma grande realização. Seu nome é Paulo Sérgio Batista de Almeida Filho e ele que participou de um importante documentário sobre parte da história da ida do homem à Lua: Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo.

cf2e85fa-1aec-41ff-8178-320e2339e93b.jpg

Essa história de Paulo Sérgio no SMD começou quando, através do curso, ele foi selecionado para o programa Ciências Sem Fronteiras para estudar Computação e Efeitos Visuais por um ano na Teesside University, localizada em uma cidadezinha chamada Middlesbrough, na Inglaterra.

Dentre os requisitos desse intercâmbio havia um curso de inglês e um estágio ao final. E foi nesse estágio que surgiu uma das oportunidades mais valiosas para Sérgio: participar de um filme como artista de efeitos visuais.“Não podia perder essa chance, então mandei meu portfólio, que nada mais era do que um recorte de vários dos meus melhores trabalhos, alguns desenvolvidos na UFC, outros em Teesside”, conta o aluno.

O filme é dirigido por David Fairhead e os efeitos visuais são do produtor Mark Craig, sob supervisão de Penny Holton. Tudo foi desenvolvido, dentro da Universidade de Teesside.

Aproximadamente um mês após a entrevista com a professora Penny Holton, Sérgio já estava trabalhando com a equipe composta por:

Penny Holton: como supervisora de efeitos visuais;

Paul Noble: artista de efeitos visuais e um dos meus melhores professores no curso;

Chris Wyatt: artista de efeitos visuais e também professor;

Jono Tilson: aluno do curso de Animação de Personagens;

E claro...

Paulo Sérgio Filho:

aluno da UFC, fazendo intercâmbio em Teesside, atuando como artista de efeitos visuais em um filme internacional.

5a0adb3d-061d-42ed-95f1-db0f5a231700.jpg    7a03db85-b755-4f57-80fd-6e46f03926c2.jpg

Paulo Sérgio foi designado para atividades bem desafiadoras, como nada menos que modelar a parte interna do destroçado Módulo de Serviço da Nave Espacial da missão Apollo 13. Sérgio também contribuiu com os efeitos das partículas que recriaram o gás expelido pelo Módulo de Serviço, acima citado, e ajudou a texturizar o Módulo Lunar da Missão Apollo 11.

Logo após a conclusão do estágio Paulo Sérgio voltou ao Brasil, tendo cumprido com êxito os requisitos do CSF, assim como o curso na Teesside University.

O filme foi lançado em algumas lojas digitais, onde se pode comprar ou alugar uma cópia digital. Também existe a opção de assisti-lo sob demanda dentro de algumas TVs internacionais ou através do Netflix. No Brasil, o filme pode ser adquirido através das lojas digitais: GooglePlay; Amazon; Vimeo; Playstation; iTunes; XBOX e VUDU.

Paulo Sérgio se graduou em Sistemas e Mídias Digitais em fevereiro de 2016. Logo em seguida, começou a trabalhar na série animada Astrobaldo, atuando como editor de vídeo e animador 3D, além de fazer uma breve participação como voz original do personagem Saturno. Recentemente, passou a integrar a Equipe de Marketing do UNINTA em Sobral, criando animações e/ou filmando e editando vídeos.  No seu tempo livre ele continua estudando e participando de projetos independentes voltados para área de animação e efeitos visuais.

Texto: Keviny Magalhães, Marcelino Leal, Beatriz Ferreira