HomeNotíciasProfessores e alunos do SMD apresentam 13 trabalhos no SBGames em Curitiba

Professores e alunos do SMD apresentam 13 trabalhos no SBGames em Curitiba

 Como já ocorre há alguns anos, diversos professores e alunos do SMD estão apresentando os resultados de seus estudos e pesquisa no SBGames – XVI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, que acontece em Curitiba (PR). O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, reúne pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes do Brasil e de diversos países. O SBGames é composto de quatro trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais.

 

O professor Glaudiney Mendonça, coordenador do curso diurno, acha que é “muito importante a participação dos alunos do SMD no evento para que possamos conhecer o que está sendo estudado academicamente na área aqui no Brasil e no exterior”. Para ele, “a quantidade e diversidade de trabalhos do SMD no evento só mostra o quanto estamos antenados com essa área, além de indicar diversas abordagens que podem ser dadas a esta mídia, sendo alvo de pesquisa de diversos setores. Espero que o SMD possa cada vez mais encontrar local de destaque neste evento, aumentando sua participação e incentivando a pesquisa nessa área”. 

 

Segundo Alexandre Magno, aluno do 4º semestre do curso, “uma palavra para mim que pode resumir o que é participar de um projeto científico é conhecimento. Logo, a importância de se participar de uma pesquisa é que o aluno pode conhecer uma nova área, aprende a defender a sua maneira de ver algo baseando-se em fatos e conhece outros trabalhos que estão sendo defendidos da mesma forma, gera conhecimento para outras pessoas, entende que o conhecimento técnico não é tudo, ele é importante, mas o conhecimento científico/teórico é de grande ajuda para o técnico”. Alexandre conta que nunca havia escrito e submetido um artigo acadêmico. “Foi uma experiência legal, grande parcela pra eu ter achado isso foi que as pessoas envolvidas estavam presentes e ajudaram. Se não fosse pela presença constante dos professores Artur de Oliveira e Gilvan Maia, talvez não tivesse sido uma experiência tão divertida”, complementa. 

 

Vitor Rodrigues, também aluno do curso, relata que para ele a parte mais importante da experiência de produzir o artigo para o SBGames “foi a própria temática do artigo, pois sempre fui um grande fã de história e sempre adorei jogos históricos, mas nunca tinha pensando seriamente sobre como essa temática pode se comunicar com o jogo para formar uma experiência imersiva”. Dessa forma, ele afirma que “o artigo foi bem divertido de fazer, me motivando a pesquisar sobre vários eventos que eu não tinha conhecimento aprofundado ainda e a criar um trabalho que eu achava que era importante".

 

Para o evento deste ano, os trabalhos que tiveram a participação de professores e alunos do SMD são:

 

Artigos Completos

  • Boas Práticas para a Realização de Playtest de Jogos - Marcos Mourão, Glaudiney Mendonça Junior
  • Desenvolvimento Visual e Avaliação do Jogo Pet Shelter - Rebecca Sousa, Jade Monteiro, Glaudiney Mendonça Junior
  • A conceptual framework for the application of gamification strategies in higher education - Natanael Tomé, Glaudiney Mendonça Junior, Frederico Da Rocha Tomé Filho
  • A Methodology Proposal for MMORPG Content Expansion Analysis - Alexandre Magno Monteiro Santos, Artur Franco, José Gilvan Rodrigues Maia, Fernando Carvalho, Miguel Franklin de Castro
  • Não se preocupem queridos, a cavalaria chegou: Overwatch e as heroínas não convencionais - Guilherme de Araújo, Georgia da Cruz Pereira
  • A Model-based Approach for Designing Location-based Games - Cristiane Mayara de Ferreira, Luis Fernando M S Silva, Carlos de Salles Soares Nero, Fernando Trinta, Windson Viana de Carvalho
  • Historical Representation and Game Mechanics: A Case Study on the World War II - Vitor Rodrigues Costa, Artur Franco, José Gilvan Rodrigues Maia

 

Resumo Expandido (Short Paper)

  • Aspectos Projetuais da Concepção de Personagens para Jogos Móveis Locativos Voltados a Educação Patrimonial - Mara Bonates, Claudia Marinho Marinho, Ana Maria Domingos Machado
  • Towards Design Principles for Low-cost Virtual Reality Games - Yaggo Lima Cavalcante, Antonio Melo, José Gilvan Rodrigues Maia
  • Análise da Adaptação Visual para Daltônicos do Jogo Hue - Loana Russo, Glaudiney Mendonça Junio
  • Aspectos Lúdicos de Interação e Engajamento em Redes Sociais - Arison Uchôa, Glaudiney Mendonça Junior
  • Uma Metodologia para Extração e Análise de Dados do Jogo World of Warcraft - Legion. Luan Frota e Leonardo Moreira

 

Apresentação de Experiências
Festa no Tom: Game para ensino de música para crianças na primeira infância - Paula Marques de Carvalho
Apresentação na Mostra de Artes
Concepts do jogo Lionel, the Guardian - Liandro Roger.