HomeNotíciasSketch Club: incentivando o aprimoramento coletivo nas artes gráficas

Sketch Club: incentivando o aprimoramento coletivo nas artes gráficas

Rafael Maia Pinheiro

A "Comunidade Aberta de Estudos e Atividades em Desenho, Ilustração, Concept Art e Representação Gráfica", mais conhecida como "Sketch Club", é um projeto de extensão coordenado pelo professor Liandro Roger que reúne pessoas interessadas por desenho e possibilita condições para que estudem, pratiquem, produzam e se mantenham inspiradas através de diversas atividades. Assim, o projeto promove a prática e a colaboração mútua. Para tanto, atualmente o Sketch Club conta com encontros presenciais semanais, além de um grupo no Facebook.

O Sketch Club funciona como um grupo de estudos. Através dele, reúnem-se estudantes com interesse em desenho, ilustração e arte em geral não só do SMD, mas também de outros cursos da UFC, além de professores, artistas profissionais e até estudantes de outras instituições e interessados em geral. Juntos realizam muitas atividades: encontros presenciais no bloco didático do SMD; compartilhamento de referências e trabalhos pessoais numa comunidade virtual do Facebook; marketing de conteúdo através de uma página virtual (também no Facebook); sessões de live drawing (demonstrações ao vivo); proposições de temas-desafio (prompts) ao estilo InkTober; exposição de trabalhos dos participantes do projeto; palestras e mesas redondas com artistas convidados; oficinas práticas; "expedições" de desenho pelo campus; encontros virtuais pelo Google Hangouts; entre outras.

O professor Liandro conta como surgiu a ideia para o projeto. "Quando entrei na UFC como professor em 2013, não existia nenhum grupo de estudos ou projeto de extensão relacionado a desenho no curso SMD, mas percebi, ao conversar com os alunos, que havia uma grande demanda para isso. Passei algum tempo amadurecendo a ideia e, em setembro de 2014, fizemos um primeiro encontro presencial com a participação de cerca de 20 alunos do curso – na minha opinião, um sucesso, pois era um sábado de manhã", relata.

Assim, foram estudados trabalhos de outros artistas como forma de buscar inspiração para seus próprios trabalhos. Criaram um grupo no Facebook para manter uma comunicação virtual entre os participantes. Os encontros presenciais passaram, então, a ter uma certa regularidade, o que variava dependendo da disponibilidade de horários do professor ou dos monitores.

"A comunidade virtual no Facebook, inicialmente usada apenas como um complemento dos encontros, começou a ganhar força com a participação de mais pessoas, inclusive de fora da UFC, e passou então a funcionar como uma atividade por si dentro do projeto", conta Liandro.

Desde então, o projeto tem mantido seu funcionamento estável. Seus principais eixos de atuação hoje são os encontros presenciais, que são mais focados nos alunos do SMD (porém abertos a qualquer pessoa interessada), e o grupo no Facebook, que tem um alcance mais abrangente. Outras atividades, como hangouts, oficinas etc., são realizadas de forma esporádica ao longo do ano.

Os encontros presenciais do Sketch Club são atualmente conduzidos às quartas-feiras de 10 h às 12 h pelo aluno Ulisses Silva, que auxilia no projeto como monitor voluntário, no ateliê do bloco didático do SMD. O grupo do Facebook funciona ativamente todos os dias e conta com temas-desafios semanais às sextas-feiras para que os participantes possam se engajar produzindo um desenho a partir do tema proposto. Os membros do grupo são encorajados a postar seus desenhos e a comentar nos desenhos uns dos outros, com o objetivo de fazer críticas construtivas de modo a contribuir para a evolução artística dos colegas. Lá também são regularmente divulgados links e outros conteúdos de potencial interesse dos membros.

"O projeto é, certamente, um espaço a mais para que os alunos do SMD possam se envolver com atividades de desenho além das disciplinas – e o que é melhor, sem avaliações ou notas, apenas o mero intuito de praticar e melhorar sua arte. A ideia é criar uma comunidade de apoio e incentivo, de modo que uns possam inspirar os outros a estarem em contato com a prática do desenho, a ganhar mais confiança e a explorar seu potencial artístico", conclui o professor.

O grupo do Facebook é livre para qualquer pessoa que queira participar. Os encontros presenciais também são livres. Recomenda-se, entretanto, antes conferir as postagens recentes no grupo virtual, ou entrar em contato com o professor ou com o monitor para se informar sobre o acontecimento do encontro, uma vez que outras atividades acadêmicas podem interferir na sua regularidade.

Outras informações sobre o projeto também estão disponíveis na página do Sketch Club no Facebook. Interessados podem entrar em contato diretamente com o professor Liandro, através do e-mail liandroroger(arroba)virtual.com.br.

Ilustrador, graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Design Gráfico e mestrado em Comunicação, o professor Liandro Roger é docente do curso de bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Além de lecionar atualmente as disciplinas de Desenho I, Desenho II e Concepção de Cenários e Personagens, orienta projetos de TCC relacionados a ilustração e concept art. Mais informações sobre os seus trabalhos podem ser encontradas em http://liandro.art/.