HomeNotíciasMedia Day leva oficinas e atividades diversas a cidades do interior do estado

Media Day leva oficinas e atividades diversas a cidades do interior do estado

 

 

Por Por Rafael Maia Pinheiro


O "Media Day" é um projeto de extensão itinerante coordenado pela professora Georgia Cruz que consiste em proporcionar a seus participantes um dia inteiro de oficinas, palestras, jogos e atividades que envolvem tecnologias e mídias digitais, oferecendo ao público de fora da universidade uma visão sobre o curso de Sistemas e Mídias Digitais.

O evento acontece em Fortaleza, além de outros municípios do estado do Ceará. Sobral, Nova Russas, Crateús, Beberibe e Aquiraz são algumas das cidades que já receberam o projeto. Seus organizadores têm atuado em parceria com escolas de ensino médio e profissionalizantes locais, oferecendo diversas oficinas e atividades lúdico-pedagógicas, que são direcionadas não só a estudantes do ensino médio, mas a quaisquer pessoas que estiverem interessadas.


O Media Day surgiu como um meio de divulgação do SMD entre estudantes de escolas públicas, especialmente no interior do estado, para apresentar possibilidades de carreiras aos jovens e estimular o interesse pela universidade. Porém, apesar do seu objetivo prioritário, o evento também tem atraído outros perfis de participantes, uma vez que suas oficinas possuem um viés formativo que proporciona um contato direto e prático com as áreas de estudo do curso.


O projeto conta com a participação de bolsistas de extensão, da PRAE e voluntários, além de por vezes contar com a colaboração de outros professores do SMD e de outros cursos da UFC. De fato, a maioria dos colaboradores do projeto é de caráter voluntário. Anualmente é aberto o formulário de cadastro de voluntários para ofertar oficinas, o que tem tido boas respostas.


O Media Day tem contribuído com a aprendizagem dos alunos do SMD principalmente através da formação cooperativa e colaborativa de aprendizagem. "Os alunos voluntários se preocupam em estudar dedicadamente assuntos que são do seu interesse e sobre os quais se sentem seguros em compartilhar com os participantes das oficinas. Há ainda a formação social, uma vez que os estudantes veem nas ações do projeto uma forma de colaborar para que mais jovens aprendam sobre os conteúdos ministrados no SMD", conta a professora Georgia.


O projeto conta com uma página no Facebook em que todas as informações são divulgadas regularmente. Através dela, é possível enviar mensagens e obter mais informações sobre como colaborar. A atuação do evento varia de acordo com o interesse e os recursos dos municípios para subsidiarem a ida da equipe até o local.


Para o ano de 2018, a equipe do projeto está elaborando um website que servirá de repositório de materiais de oficinas e de formação na área de tecnologias aplicadas e comunicação em novas tecnologias, que têm sido majoritariamente as áreas das oficinas oferecidas.


"O trabalho do Media Day é muito gratificante e desafiador. Gostaria de deixar registrado meu enorme agradecimento à equipe que trabalha no projeto, em especial as bolsistas Raissa Frota (extensão) e Vitória Facundo (voluntária) que tanto têm se dedicado. O projeto só existe e tem produzido frutos graças à força do trabalho em equipe e pelo sentimento de que juntos e compartilhando nossos conhecimentos podemos ir mais longe", conclui Georgia.


Graduada em Comunicação Social, com mestrado em Comunicação Social na área de Fotografia e Audiovisual e doutorado em Comunicação na linha de pesquisa Mídia e Estética, a professora Georgia Cruz é especialista em Meios Audiovisuais Eletrônicos e leciona atualmente as disciplinas de Semiótica Aplicada e História do Design no curso de bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Também é presidente do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do SMD – Diurno, mentora da trilha de Audiovisual e coordenadora da monitoria de Audiovisual.