HomeNotíciasAnima Mundi seleciona filmes de curta metragem de alunos do SMD

Anima Mundi seleciona filmes de curta metragem de alunos do SMD

O Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi - selecionou os curtas-metragens "A Caixinha" e "O Catador de Sonhos", produzidos por estudantes do SMD, para sua edição 2018. O Anima Mundi é o maior festival de animações da América Latina e o segundo maior do mundo.

Os curtas foram produzidos em parceria com o Núcleo Cearense de Animação (NUCA) da Casa Amarela Eusélio de Oliveira, equipamento da UFC, como parte das atividades da disciplina Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, ministrada pela professora Andrea Pinheiro, e serão exibidos na mostra Futuro Animador.

As produções abordam temas relacionados aos direitos das crianças, como o direito de brincar e a prioridade das crianças na definição do uso do orçamento público. A animação "A Caixinha" foi produzida pelos alunos Alexandre Germano, Ana Luiza Osterne, George Torres, Iago Fillipi e Nathan Chaussê; "O Catador de Sonhos" foi produzido por Amanda Girão, Daniel Viana, Gabriel de Paula, João Everton e Niedja Lorena.

Os trabalhos foram realizados no período 2017.1, na cadeira de Produção Audiovisual para Crianças e Adolecentes, que conta com estudos teóricos sobre autores que retratam a infância e a relação dela com a mídia, com análises de produções audiovisuais, bem como estudos práticos de técnicas de animação básica. A disciplina contou com o apoio do NUCA, que disponibilizou o local e os materiais necessários para o desenvolvimento das produções.

A animação "A Caixinha" foi produzida com técnicas stop-motion e ilustrações 2D. "O curta mostra uma criança que está mergulhada numa rotina de estudos bem rígida, que a impede de se divertir. Estudar é importante, claro, mas decidimos mostrar que brincar também é muito importante e é um direito da criança, até porque essas atividades fazem parte do desenvolvimento da pessoa. Além disso, é uma etapa tão rápida da vida, né? Esse momento tem que ser aproveitado", explica Iago Fillipi, que fez parte da equipe de produção do curta.

Já o curta "O Catador de Sonhos" foi produzido com técnicas de stop-motion e edição gráfica. "A principal mensagem é que as crianças e adolescentes devem ter prioridade absoluta nos gastos públicos, para que assim se cumpram os artigos que dão direito a educação e lazer para os mesmos, criando, assim, um ambiente que potencialize o desenvolvimento das aptidões de cada indivíduo", destaca Gabriel de Paula, que participou da produção da animação.

Os alunos enfatizaram a importância do conteúdo abordado em sala de aula sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dos elementos de análise de roteiro como fundamentais para o desenvolvimento das animações, além das análises de materiais audiovisuais já existentes sobre os temas e do auxílio do NUCA com a parte técnica. A disciplina também contou com uma entrevista com Gabriela Romeu e uma palestra de Mariana Medina, ambas produtoras de conteúdos audiovisuais relacionados à infância.

Como foi o NUCA que fez a submissão dos trabalhos ao Anima Mundi, a seleção dos projetos foi uma notícia inesperada para os alunos envolvidos. "Para mim foi uma grande surpresa e super bem-vinda, e isso aconteceu um ano depois da produção. [...] Percebi o quão difícil é fazer uma animação e sou muito grato por experienciar isso. […] Achei todo o processo recompensador", relata Iago Fillipi. "Foi interessante ver as produções dos colegas, pois cada um seguiu uma abordagem teórica e técnica diferente", completa.
Os alunos ficaram satisfeitos com a seleção dos filmes. "Mostrou que nosso esforço pode ser reconhecido, que mesmo os trabalhos de uma disciplina devem ser feitos com carinho e dedicação para gerar resultados surpreendentes, principalmente para nós, da equipe, que nem esperávamos ganhar tanta visibilidade. É muito bom ter seu trabalho reconhecido, e isso dá mais vontade para continuar estudando, trabalhando e produzindo na área", afirma Gabriel de Paula.

A 26ª edição do festival Anima Mundi acontecerá no período de 21 a 29 de julho no Rio de Janeiro e do dia 1º ao dia 5 de agosto em São Paulo. Os curtas selecionados dos alunos do SMD podem ser acessados nos links a seguir:
A Caixinha: https://youtu.be/027GVfgdMEc
O Catador de sonhos: https://youtu.be/C65eXyiDyK0