HomeNotícias

Alunos do SMD têm artigo premiado no Symposium on Virtual and Augmented Reality

O artigo “Assessing the Experience of Immersion in Electronic Games”, de autoria dos alunos Arthur Silva Bastos e Renata Faria Gomes, foi premiado como melhor trabalho completo na Trilha Pesquisa do Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) 2017. O artigo apresenta o trabalho desenvolvido por Arthur, com colaboração da Renata, em algumas disciplinas do SMD (dentre elas, Projetos, Interação Humano-Computador, Realidade Virtual e Instalações Multimídia) e que foi tratado também como tema central do trabalho de conclusão de curso (TCC) do aluno. A pesquisa contou com a orientação dos professores Gilvan Maia (da área de Sistemas Multimídia) e Clemilson Santos (da área de Computação Física). O trabalho também foi exposto como um demo interativo para os visitantes do SVR 2017.O artigo “Assessing the Experience of Immersion in Electronic Games”, de autoria dos alunos Arthur Silva Bastos e Renata Faria Gomes, foi premiado como melhor trabalho completo na Trilha Pesquisa do Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) 2017. O artigo apresenta o trabalho desenvolvido por Arthur, com colaboração da Renata, em algumas disciplinas do SMD (dentre elas, Projetos, Interação Humano-Computador, Realidade Virtual e Instalações Multimídia) e que foi tratado também como tema central do trabalho de conclusão de curso (TCC) do aluno. A pesquisa contou com a orientação dos professores Gilvan Maia (da área de Sistemas Multimídia) e Clemilson Santos (da área de Computação Física). O trabalho também foi exposto como um demo interativo para os visitantes do SVR 2017.

Leia mais...

SMD nos Encontros Universitários de 2017

 

 

Por Marcelino Leal e Keviny Magalhães

 

A edição 2017 dos Encontros Universitários foi especial para os estudantes do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Durante os três dias de evento (8 a 10 de novembro), os alunos do SMD apresentaram dezenas de trabalhos no maior encontro acadêmico da UFC. Educomunicação, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, jogos digitais como ferramenta de ensino, o impacto social da tecnologia e as estratégias para o ensino de programação foram alguns dos temas abordados nos trabalhos apresentados durante os Encontros Universitários. O estudante Tiego Campos, bolsista de extensão, já tinha participado dos Encontros Universitários como ouvinte. Este ano, apresentou a pesquisa que tem como tema “A produção audiovisual na promoção de direitos de crianças e adolescentes”. Orientado pela professora Andrea Pinheiro Paiva, o estudo busca conhecer a realidade de produções audiovisuais na garantia de direitos da juventude, a partir de rodas de conversa com jovens comunicadores da Rede Cuca, mantida pela Prefeitura de Fortaleza.“Posso dizer que essa participação me incentivou a ser um pouco mais confiante em atividades do tipo, além de que pude conhecer um pouco mais da área que pretendo atuar, o audiovisual”, completa o estudante. Confira abaixo a relação dos trabalhos apresentados.

 

Leia mais...

Professores e alunos do SMD apresentam 13 trabalhos no SBGames em Curitiba

 Como já ocorre há alguns anos, diversos professores e alunos do SMD estão apresentando os resultados de seus estudos e pesquisa no SBGames – XVI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, que acontece em Curitiba (PR). O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, reúne pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes do Brasil e de diversos países. O SBGames é composto de quatro trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais.

Leia mais...

Ex-aluno do SMD atua como artista de efeitos visuais em produção internacional na Inglaterra

Em 2014 um aluno do SMD partiu em viagem para viver o que seria uma grande realização. Seu nome é Paulo Sérgio Batista de Almeida Filho e ele que participou de um importante documentário sobre parte da história da ida do homem à Lua: Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo.

Leia mais...

Calendário das provas para Professor Substituto

Segue o calendário das provas referente ao Edital n° 151/2017 Seleção para Professor Substituto - Autoração Multimídia.

Leia mais...

Pagina 1 de 6