Ementas

1º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
Introdução à Mídia DigitalIntrodução à mídia digital, convergência de mídias. Entretenimento digital e jogos eletrônicos. Cadeia produtiva de mídia digital interativa: etapas, processos, técnicas, profissionais, equipes e produtos. Aspectos psicológicos e comportamento do usuário em produtos multimídia.Nenhum
História da Arte e do Design GráficoConceito de cultura, arte, design gráfico e estética. As manifestações artísticas ao longo da história. Aspectos históricos e análise crítica e interpretativa dos principais períodos artísticos. Design gráfico: evolução histórica e principais escolas e movimentos. Função prática, função simbólica e função estética.Nenhum
Edição de Imagens DigitaisConceitos e elementos da Computação Gráfica aplicados à criação e edição de imagens digitais. Plataformas de hardware e software específicos. Técnicas de seleção e recorte, montagem, tratamento, colorização e filtragem em software para edição de imagens bitmap. Técnicas de criação de ilustrações, vetorização e modificação de atributos em software para edição de imagens vetoriais. Introdução à teoria da cor e suas aplicações na computação gráfica. Técnicas de digitalização de original em papel. Trabalho com modelos mistos.Nenhum
Sociedade, Cultura e TecnologiaA Sociedade da informação. Tecnologias e sociabilidade. As tecnologias da informação e a sociedade: aspectos econômicos, políticos e sociais. Internet: informação, diversão e interação. Ciberespaço e interatividade. Novas tecnologias, novas mídias. Copyleft. Indústria cultural e indústria de jogos eletrônicos.Nenhum
Fundamentos de ProgramaçãoProblemas formais e resolução de problemas. Definição de uma linguagem em pseudocódigo. Algoritmos. Programação de algoritmos utilizando pseudocódigo. Entrada e saída de dados em pseudocódigo. Estruturas condicionais e de repetições em pseudocódigo. Prática direcionada utilizando pseudocódigo.Nenhum
Meios de Representação GráficaTécnicas e uso dos instrumentos de desenho. Desenho a mão livre e expressão gráfica. Técnica de composição. Proporção, luz, sombra, textura, fundo e figura. Noções básicas de desenho auxiliado por computador.Nenhum


2º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
Autoração MultimídiaMídias digitais interativas online. Internet e modelos online. Conceitos e estruturação online com linguagem de marcação. Apresentação com folhas de estilo. Utilização de ferramentas de gerenciamento de conteúdo.Edição de Imagens Digitais
Educação, Cognição e Tecnologias DigitaisPrincipais perspectivas teóricas da psicologia da aprendizagem de forma aplicada às temáticas do uso do computador. Instrumentalismo behaviorista, a epistemologia genética de Jean Piaget e a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky. Teorias fundamentais aos estudos na informática educativa e o suporte da psicologia cognitiva e o construcionismo de Papert.Nenhum
Comunicação VisualConceitos e elementos da Comunicação Visual: elementos e propriedades gráficas e níveis da linguagem visual. Teoria da Gestalt aplicada à comunicação visual. Técnicas básicas de composição visual e layout. Princípios de design gráfico. Tipografia e harmonias cromáticas. Estudos de caso, criação e exposição de peças.Edição de Imagens Digitais
Lógica de ProgramaçãoLógica de programação. Lógica matemática. Lógica booleana. Introdução às linguagens de programação. Desenvolvimento de algoritmos utilizando linguagem de programação específica. Resolução de problemas diversos.Fundamentos de Programação
Narrativas Multimídia InterativasBases da narrativa a partir de elementos da análise do discurso. Roteiro e suas características a partir da mídia utilizada. Documentação e suas ferramentas: storyboard, storyreel, timeline, interação entre as mídias. Navegabilidade. Arquitetura da informação e suas fases: esquema de organização, modelo de narrativa e sistema de rotulação.Nenhum


3º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
Interação Humano-ComputadorIntrodução a interação humano-computador. Análises e reflexões sobre design industrial e ergonomia. Fatores humanos em interação humano-computador. Tecnologias utilizadas em interação humano-computador. Análise de layout da interface gráfica. Usabilidade. Acessibilidade. Design de interação. Avaliação e testes. Estudos de caso.Introdução à Mídia Digital
Fundamentos do Material Didático para EaDHistórico mundial e no Brasil. Sociedade da informação e a Educação a Distância. Reflexos sociais da Educação a Distância; Mídias nessa modalidade (correios, rádio, televisão, etc). Fundamentos para desenvolvimento de material impresso, rádio, vídeo na Educação a Distância, multimeios na Educação a Distância, etc. Integração da utilização das mídias.Nenhum
SemióticaPerspectiva histórica e contemporânea da semiótica e sua relação com as mídias digitais, com particular ênfase às teorias semióticas e à semiótica da cultura e da arte. Conceitos de signo e significação. Principais elementos de semiótica aplicada e da teoria da imagem. Elementos da retórica na arte e na mídia.Introdução à Mídia Digital
Linguagem AudiovisualTécnicas de produção de áudio e de vídeo. Movimentos de câmera. Enquadramentos. Análise técnica. O papel do som: ruído, trilha, voz e efeitos. Sonorização. Linguagem: linear e não-linear. Gêneros: ficção, documentário e animação. Imagens em movimento: cinema, televisão e vídeo. Documentos: sinopse, argumento, roteiro, storyboard, claquete, ficha de filmagem, planilha de produção, entre outros.Narrativas Multimídia Interativas
Programação Orientada a ObjetosConceitos Básicos de Orientação a Objetos – Classes, atributos, métodos, controle de acesso a métodos (serviços) e atributos, assinatura, construtores, destrutores, gerência de memória, referência de objetos já existentes, passagem de parâmetros, sobrecarga, herança, composição, classes abstratas, polimorfismo, interface, pacotes. Princípios de construção de interface gráfica.Lógica de Programação
Design de Interfaces GráficasIntrodução às interfaces gráficas. Design gráfico aplicado às interfaces gráficas. Tecnologias de interfaces gráficas. Interfaces gráficas em sistemas multimídia online e offline. Interfaces gráficas em sistemas embarcados. Interfaces gráficas para jogos digitais. Avaliação e testes. Estudos de Caso.Autoração Multimídia, Comunicação Visual


4º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
Design de Jogos DigitaisO que é design de jogos. Gêneros. A experiência do jogo. Estrutura de um jogo. Elementos de um jogo. Interação. Análise do jogador. Mecânicas de um jogo. Interfaces de jogos. Temas. O mundo de um jogo. Tecnologias. Jogos multiusuários. Equipe de trabalho. Testes. Responsabilidades do designer de jogos. Documentação. Indústria dos jogos. Estudos de caso.Narrativas Multimídia Interativas
Design InstrucionalConceito e fundamentos do design instrucional. Modelos de design instrucional. Os momentos do design: identificação, especificação, produção, ação e reflexão. As práticas do design instrucional: análise contextual, design de unidades de aprendizagem, especificação de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, design da interface humano-computador, design da interação, design do ambiente virtual de aprendizagem, design de feedback e avaliação. Estudo de instruções visuais conceituais de sistemas de informação. Aspectos conceituais, taxonômicos e metodológicos aplicados à análise e desenvolvimento de instruções visuais. Modelos de análise de design instrucional. Eficácia informacional e a otimização de soluções na produção de material instrucional. Estudos de modelos experimentais de design instrucional.Fundamentos do Material Didático para Educação a Distância
Edição AudiovisualEdição audiovisual linear e não-linear. Áudio: captação, tratamento e publicação. Vídeo: captação, tratamento e publicação. Estabelecimento de ritmo, corte, ordenação de planos, continuidade e montagem. Sonorização. Dublagem. Efeitos especiais de som e de vídeo. Inserção de legendas. Publicação e disponibilização.Linguagem Audiovisual
Ética e Política AutoralDefinição de ética. Postura profissional: confiabilidade, tratamento e privacidade dos dados. Democracia, interesse público e cidadania. Questões de ética na mídia e educação. Mídia, direitos humanos e cidadania. Mídia, mercado e direitos. Espaço público e novas tecnologias da informação e da comunicação. Ética profissional na área da ciência e tecnologia. Ética em computação. Copyleft e copyright. Aspectos jurídicos da internet. Direito Autoral. Responsabilidade civil e penal sobre a tutela do software e da informação.Nenhum
Oficina de Produtos para Educação a DistânciaDefinição de características iniciais do produto para educação a distância. Estabelecimento de metodologia de desenvolvimento. Geração de produto, de acordo com a metodologia previamente adotada. Apresentação e discussão de resultados intermediários e finais.Design de Interfaces Gráficas
Laboratório de ProgramaçãoEstruturas de dados básicas. Projeto e implementação de algoritmos específicos utilizando uma linguagem de programação para resolução de problemas diversos. Estratégias de programação: dividir para conquistar, modularização, recursão, etc.Programação Orientada a Objetos


5º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
Produção AudiovisualPlanejamento de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção. Desenvolvimento de projeto final: realização de vídeos em estúdio e em locações específicas, sob orientação de um professor.Edição Audiovisual
Comunicação em Novas MídiasFundamentos (técnicas e linguagens) do cinema, cinema digital, televisão analógica, televisão digital, videotelefonia e videoconferência, rádio, rádio digital, videogame etc. A linguagem videográfica e a videoarte e as tecnologias digitais. Modelos de documentação. Narrativas Multimídia Interativas
Ferramentas de Modelagem Tridimensional IPrimitivas gráficas tridimensionais. Modelagem por sobreposição de elementos. Técnicas específicas de modelagem. Modelagem por aplicação de modificadores. Aplicação e mapeamento de materiais simples e compostos. Técnicas básicas de iluminação. Classificação e posicionamento de câmeras. Processo de renderização.Edição de Imagens Digitais
Design de SomO universo sonoro. A estética do som. Criação e organização de músicas e efeitos sonoros para mídias digitais. Conceito de trilha sonora. Uso narrativo da trilha sonora em projetos audiovisuais. Som para jogos. Técnicas de captura, tratamento e edição de som.Linguagem Audiovisual
Ambientes Virtuais de AprendizagemDefinições, histórico, evolução, funcionalidades e tendências. Comunicação mediada por computador. Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem. Interoperabilidade. Integração dos recursos tecnológicos. Principais arquiteturas. Aplicação. Estudo de casos. Instalação e configuração de servidores.Fundamentos de Programação
Estrutura de DadosComplexidade. Recursão. Listas: estática, dinâmica, simplesmente encadeada, duplamente encadeada, circular etc. Fila em Estrutura Dinâmica e estática. Pilha em estrutura dinâmica e estática. Árvores binárias e balanceadas. Estruturas auto-ajustáveis. Tabelas de dispersão. Algoritmos de ordenação e de busca. Estruturas específicas de sistemas multimídia e de jogos digitais.Programação Orientada a Objetos
Redes de ComputadoresIntrodução às redes de computadores e seu impacto na sociedade. Profissionais que atuam na área de redes de computadores e o mercado de trabalho. Conceitos básicos em transmissão de dados. Conceitos básicos de redes de computadores. Topologias de redes. Componentes lógicos e físicos em redes. Ligações inter-redes. Exemplos de serviços em redes de computadores: transmissão de arquivos e web. Introdução às redes sem-fio. Estudos de casos.Nenhum
Análise e Projeto de SistemasIntrodução à análise de sistemas. Ciclo de vida e os paradigmas de desenvolvimento de software. Abordagens de desenvolvimento em geral (Estruturada, Orientada a Objetos, etc.). Análise Orientada a Objetos: técnica de modelagem. Especificação e documentação com Ferramentas CASE. Desenvolvimento de projetos em grupo. Análise Essencial vs. Análise Orientada a Objeto. Uso de um Processo de Desenvolvimento voltado para Sistemas Multimídia.Programação Orientada a Objetos
Matemática e Física para JogosRepresentação numérica. Sistemas de coordenadas. Vetores. Matrizes. Quatérnios. Elementos geométricos. Transformações geométricas. Curvas e superfícies. Particionamento de espaço. Interpolação. Detecção de colisão. Movimento: velocidade e aceleração Forças. Energia. Desenvolvimento de algoritmos relacionados em uma linguagem de programação orientada a objetos.Programação Orientada a Objetos


6º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
Direção de Arte para MultimídiaMetodologias de desenvolvimento de produtos multimídia. Geração de produtos específicos: infográfico, página web, hot-site, CD-ROM multimídia, DVD, jogos, quadrinhos e outros.Autoração Multimídia
Concepção de Cenários e de PersonagensProjetos de ambientação. Design de cenários e caracterização de personagens. Atividades baseadas na interpretação de roteiros, de orientações de direção, pesquisas históricas e culturais. Estudos de materiais. Estudo, elaboração e criação da estrutura conceitual dos personagens e cenários. Direção de Arte aplicada na construção do universo visual, métodos e técnicas na finalização.Ferramentas de Modelagem Tridimensional I
Técnicas de Animação AnalógicaHistória da animação. Introdução ao universo da animação. Estudo específico das técnicas, procedimentos. Princípios e técnicas da animação clássica: teoria e prática. Exercícios.Meios de Representação Gráfica
Redação para Mídias DigitaisIntrodução aos aspectos teóricos (com ênfase à interação e interatividade) e práticos dos diversos gêneros textuais no suporte das tecnologias digitais. O hipertexto. Atividades práticas de redação e edição de textos multimodais para mídia digital. Conceituação de público-alvo e de “audiência” para as mídias digitais.Narrativas Multimídia Interativas e Semiótica
Programação para Web IEstrutura de funcionamento da World Wide Web. Modelos de programação para web. Linguagens de script para interface de aplicações web e formulários. Linguagens procedimentais para web e páginas dinâmicas; Persistência de dados em seções web: cookies e variáveis de sessão. Comunicação com banco de dados.Programação Orientada a Objetos
Banco de Dados Aplicado a MultimídiaConceitos básicos de armazenamento de dados. Arquitetura de sistemas de banco de dados para multimídia. Modelos e linguagens de banco de dados. Explanações sobre sistemas de gerência de banco de dados existentes no mercado e utilizados em sistemas multimídias. Integridade de dados. Projetos de banco de dados de sistemas multimídia. Aspectos de desenvolvimento de sistemas de banco de dados.Fundamentos de Programação
Sistemas Distribuídosntrodução aos sistemas distribuídos. Comunicação e sincronização em sistemas distribuídos. Comunicação interprocessos utilizando Remote Procedure Call (RPC). Arquiteturas e tecnologias para desenvolvimento de aplicações distribuídas. Conceitos e criação de middleware.Programação Orientada a Objetos e Redes de Computadores
Engenharia de SoftwareEvolução, terminologia e estado da arte da Engenharia de Software. Visão geral dos fatores críticos que afetam a Engenharia de Software. Principais técnicas e métodos atuais usados pela Engenharia de Software. Principais fatores relacionados à avaliação da qualidade de um software. Estudos de casos baseados nos principais conceitos, técnicas e métodos apresentados. Padrões de desenvolvimento.Análise de Projeto de Sistemas
Programação para Jogos IEstrutura Geral. Representação de personagens, cenários e objetos. Animação. Inclusão de som e música. Técnicas de Scrolling. Detecção de colisão. Motores gráficos: estrutura e conceitos. Carga de mundos, personagens, objetos e animações em 3D. Efeitos especiais. Sistemas de Partículas. Técnicas de otimização para visualização de imagens. Desenvolvimento de protótipos.Matemática e Física para Jogos
Inteligência Computacional Aplicada a Jogos IO que é inteligência computacional. Inteligência computacional e os jogos. Interação e comportamento. Técnicas de movimentação e predição de movimento. Mecanismos de percepção. Mecanismos de tomada de decisão. Aprendizado. Introdução às redes neurais. Introdução aos algoritmos genéticos. Sistema de Script.Programação Orientada a Objetos


7º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
VideografismoNarrativas em vídeo, linguagem, estilos videográficos e efeitos especiais. Geração de cartelas, aberturas de vídeo, vinhetas, listas de créditos, introduções de video games, Full Motion Video e machinima.Edição Audiovisual e Ferramentas de Modelagem Tridimensional I
Autoração de Mídia de Armazenamento LocalConceitos básicos acerca de mídias de armazenamento local (CD-ROM, DVD, discos Blu-Ray, cartões de memória, pen-drives etc.). Processo de autoração de mídias de armazenamento local. Desenvolvimento de projeto final.Design de Interfaces Gráficas
Técnicas de Animação Digital IO processo de animação digital e suas particularidades. Técnicas básicas: definição de quadros-chave e interpolação, definição de caminhos, esqueleto, cinemática inversa, cinemática direta, automatismos, entre outros. Adaptação de técnicas clássicas. Efeitos especiais básicos e geração de vídeo.Técnicas de Animação Analógica
Metodologia do Projeto MultimídiaProcesso de elaboração de projetos. Roteiro: título, caracterização do problema e justificativa, objetivos, metas, metodologia, cronograma e referências bibliográficas. Formulação, apresentação e defesa de projeto.Oficina de Produtos para Educação a Distância
Oficina de Produção de Midias DigitaisDefinição de características iniciais de conteúdo multimídia específico. Estabelecimento de metodologia de desenvolvimento. Geração de conteúdo multimídia específico, de acordo com a metodologia previamente adotada. Apresentação e discussão de resultados intermediários e finais.Produção Audiovisual
Programação para Web IITécnicas para introduzir estado na aplicação. Emprego de linguagens declarativas. Implementação de web services. Construção de componentes para web. Configuração de framework para aplicações web: apresentação, regras de negócio e persistência de dados. Segurança em aplicações web.Programação Web I e Banco de Dados Aplicados a Multimídia
Sistemas EmbarcadosIntrodução aos sistemas embarcados. Sistemas embarcados: hardware e software. Projeto e desenvolvimento de sistemas embarcados. Sistemas móveis. Sistemas em TV digital.Análise e Projeto de Sistemas
Desenvolvimento de Aplicações DistribuídasIntrodução ao projeto de aplicações distribuídas. Desenvolvimento de protocolos para aplicações distribuídas. Comunicação utilizando Socket. Criação de componentes distribuídos. Criação de serviços web. Segurança em aplicações distribuídas. Desenvolvimento de aplicações específicas.Sistemas Distribuídos
Programação para Jogos IIEstruturas de dados espaciais. Detecção avançada de colisão. Uso de scripts. Modelos de sombreamento de vértices e pixels. Uso de texturas para efeitos de iluminação. Modelos em níveis de detalhes (LOD - Level Of Detail). Efeitos especiais. Interligação de mundos. Modelos físicos: conceitos e fundamentos. Editores de fase. Desenvolvimento de protótipos.Programação para Jogos I
Jogos MultiplataformaConceitos. Gerações de videogames: aspectos técnicos. Tipos de plataformas: console, dispositivos móveis, etc. Emulação. Portabilidade. Frameworks de desenvolvimento em plataformas específicas. Estudo de casos.Programação para Jogos I
Jogos DistribuídosPrincipais modelos de jogos distribuídos: MUD, MOO, MMORPG e outros modelos multiusuários. Estudos de casos de jogos distribuídos baseada em conexão ponto-a-ponto, cliente-servidor e outras arquiteturas. Desenvolvimento de projeto final.Sistemas Distribuídos


8º Semestre

DisciplinaEmentaPré-requisitos
SemináriosPalestras com convidados apresentando tendências nas áreas relacionadas ao curso. Leitura de artigos de congressos e publicações relacionadas com o curso. Discussões dos assuntos abordados.Nenhum
Gestão da Produção em MultimídiaGestão operacional do design e da produção multimídia. Os papéis do gestor, do analista, do designer multimídia e dos demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva. As etapas do trabalho: concepção, desenvolvimento, implantação e avaliação. Ferramentas de acompanhamento e controle de produção. Elaboração e gestão de planos de comunicação. Controle de qualidade.Nenhum
Trabalho de Conclusão de CursoDesenvolvimento de um produto multimídia integrado. Elaboração de uma produção técnico-científica sobre aspectos do desenvolvimento do produto.Metodologia de Projeto Multimídia


Optativas

DisciplinaEmentaPré-requisitos
DesenhoLinguagem e criação visual. Técnicas de representação e elementos gráficos. Técnicas de desenho manual e digital. Análise e experimentação gráfica. Representação visual aplicada.Meios de Representação Gráfica
Gestão de Produtos MultimídiaIntrodução. Entendendo o Significado da Administração. Definindo o Negócio de Sua Empresa. Articulando Recursos e Competências. Gestão de pessoas. Gestão Operacional. Gestão de Marketing. Gestão Financeira. Estratégia Competitiva. Empreendedorismo. Plano de Negócio.Nenhum
Mitos e ArquétiposO que é mito. O que são arquétipos. Tipos de arquétipos. Origens dos mitos. Jornada do herói. Mitos de Criação. Mitos de metamorfoses. Criaturas. Universos Fictícios. Heróis, heroínas e anti-heróis. Mitos modernos.Nenhum
Prototipação de Jogos TridimensionaisConceitos de Jogos Digitais 3D. Introdução a modelagem tridimensional. Bases de texturas e iluminação para jogos tridimensionais. Fundamentos de animação 3D. Programação visual de jogos tridimensionais. Composição de protótipos de jogos tridimensionais.Edição de Imagens Digitais
Álgebra Computacional para ProgramaçãoConceitos, operações e implementações computacionais com Vetores, Matrizes, Ordenamentos Tridimensionais e Multidimensionais (Tensores) e Determinantes, Sistemas de Equações Lineares, Espaço Vetorial (Bi e Tri-Dimensional), Espaços Vetoriais Euclidianos, Arbitrários e com Produto Interno, Transformações Lineares, Autovalores e Autovetores e algoritmos de Decomposição/Fatoração de Matrizes e Ordenamentos Tridimensionais.Nenhum
Experimentos em Multimídia IApresentação, análise e discussão de tendências na área de multimídia. Avaliação de soluções técnicas e tecnológicas que viabilizem a construção de produtos/artefatos de mídia digital de diversos gêneros (aplicativos, serviços online, jogos eletrônicos, instalações multimídia interativas, etc). Construção de protótipos, realização de testes, avaliação de resultados, desenvolvimento de modelos finais e exposição/aplicação junto à comunidade.Edição de Imagens Digitais e Fundamentos de Programação
Filosofia da TecnologiaFilosofia da ciência e da tecnologia, o que é tecnologia? Racionalidade tecnológica, determinismo tecnológico, mulheres feminismo e tecnologia e antitecnologia.Nenhum
Gerência de Projetos de SoftwareA Relevância da Gerência de Projetos. Conceitos Básicos. Estruturas Organizacionais. O Gerente e a Equipe. Metodologias de Gerência de Projetos de Software. Discussão de Tópicos em Gerência de ProjetosNenhum
Introdução a Bancos de DadosIntrodução a Bancos de Dados. Abordagens de BD. Modelagem Entidade-Relacionamento. Transformação de Modelos. Dependências Funcionais e Normalização. Linguagem de Consulta SQL. Triggers. Stored Procedures.Nenhum
Introdução à Computação Móvel e UbíquaComputação Ubíqua – Conceitos e Tecnologias, Histórico. Principais Características. Cenários. Aplicações. Desafios. Tecnologias de comunicação sem fio. Sensibilidade ao Contexto. Adaptabilidade e Adaptatividade. Personalização, Customização. Adaptação Estática e Adaptação Dinâmica. Sensores. Desenvolvimento de software móvel. Fragmentação e seus desafios. Técnicas de programação para dispositivos móveis. Plataformas. Explorando novos recursos.Nenhum
Linguagem de ScriptIntrodução a linguagem script. Linguagem compilada X interpretada. Prototipagem. Programação Web. Scripts para configuração e extensão de softwares. Programação em uma linguagem de programação script.Programação Orientada a Objetos
Mitologias UniversaisEstudo de mitologias diversas de todas as partes do mundo. Estudo comparativo de suas características únicas e comuns. Teogonias, mitos heróicos e grandes sagas.Mitos e Arquétipos
Teste de Software AplicadoIntrodução a Testes de Software. Conceitos e Tipos de Testes de Software. Processos de Testes de Software. Testes Unitários. TDD.Fundamentos de Programação
Processamento Digital de AudioIntrodução, aspectos históricos, princípios matemáticos e som perceptual. Representação digital de áudio, Teorema de Nyquist, qualidade de áudio, codificação e streaming. Processamento, mixagem, filtragem, controle de frequência, remoção de ruído e restauração. Síntese de som: instrumentos virtuais, saída digital de áudio, som tridimensional, sincronização e projeto de sistema básico de áudio.Fundamentos de Programação
Cultura de JogosDefinição e conceituação de jogos eletrônicos. Narratologia e Ludologia. História dos Jogos eletrônicos. Plataformas e dispositivos. Influências dos jogos na cultura contemporânea. Tipologia dos jogos eletrônicos. Avaliação e Crítica de Games.Nenhum


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Comunicação em Mídias Digitais
Sistemas de Informação Multimídia
Jogos Digitais

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smd, 19:16, Dom, 20 de Feb, 2011: Atenção para os alunos que estão na lista de espera. http://www.prograd.ufc.br/
smd, 16:11, Ter, 08 de Feb, 2011: Recepção aos Calouros, 14 e 15/02. [Link]
smd, 15:58, Qui, 20 de Jan, 2011: Ementas atualizadas para as disciplinas do 3o semestre e optativas.
smd, 15:58, Qui, 20 de Jan, 2011: Horários do semestre 2011 disponível nas seções das respectivas turmas
smd, 00:08, Qui, 04 de Nov, 2010: Para todos os futuros alunos SMD que farão o ENEM neste fim de semana: muita calma e concentração. Nos vemos no próximo ano!